Páginas

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A inconveniente verdade

A inconveniente verdade

Houve um tempo em que a Filosofia ditava as regras, falavam-se em Pensamentos, ideologias, ideais, a Igreja também por muito tempo ditou as regras, passou-se o tempo, e quem diz o que é certo ou errado hoje sou EU! E o que mais ouvimos nesses últimos anos de pós-modernismo é: eu penso a, b ou c sobre isso ou aquilo, as perguntas são: o que você acha? Ou pensa sobre algo? O que sua religião diz? O que seu Pastor, Ancião, Pai de santo sei La o que mais, pensa sobre algo? Os “valores” sou eu quem faço, afinal de contas tenho minha própria opinião, frase comum hoje na faculdade ou no ônibus em qualquer lugar é: ser feliz é o que importa! Um Cristão ouve uma pessoa falar que é espírita e ele lhe fala tudo bem, se sua vida esta bem é isso que importa agora, o importante é ser feliz, e estar bem consigo mesmo, isso é o que estamos vivendo fora é dentro da igreja, o sentir-se bem se tornou Lei, importante é viver bem e estar bem! Vivemos uma vida piedosa, fazemos caridades, visitamos os velhinhos nos asilos, fazemos nossas boas ações cumprimos com nossos deveres “CRISTÃOS”, ficamos com a consciência limpa, tem tanta gente fazendo mal, tanta gente ruim nesse mundo tão perverso, o que nos resta agora a orar a Deus, determinarmos nossa vitória, profetizar a conquista, somos Gideões, somos campeões temos créditos com Deus!  Não faltamos em culto algum, nem na oração, ohhhhhhhhhh e alem do mais... Pregamos o evangelho, com certeza merecemos algo de Deus, ou do que vale tudo isso que temos feito?

2corintions13: 14 A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.”   

Esse é o versículo que acredito eu ser o mais ouvido pelos Crentes, pois sempre no fim do culto o ministrante o cita, na benção postolica, nele contem três verdades, verdades que não são convenientes, ou verdades inconvenientes.

Primeira verdade – GRAÇA, a graça começa com seguinte verdade: todos são iguais, ninguém é bom! (Romanos3: 10 ao 12 e vs23) Ela diz que não mereço ser salvo, ela simplesmente veio me alcançou e me salvo e não a nada que eu faça para ter méritos nisso, ( efesios2: 8) e (atos15: 11) cuidado!!! Não falem da graça a alguns tipos de crentes, eles ficarão bravos, falando da graça irá informá-los de que eles não têm créditos com Jeová e nada do que eles façam vai mudar isso, essa é uma verdade que dói, não lembre o apostolo que ele merece tanto ser salvo quanto aquele obreiro “dele” que vai mais cedo ao templo para limpar, Jesus citou um caso que mostra bem como é a graça, em Lc15 a partir do verso 11.
História conhecida como do filho pródigo, um pai dois filhos o mais novo pede sua parte de bens ao pai e vai seguir sua vida, o mais velho fica com o pai, o mais novo gasta tudo inconseqüentemente, o verso 30 chega a falar que ele desperdiçou o dinheiro com meretrizes, mas um dia ele fica na miséria, na pior e percebe que até um funcionário de seu pai estava vivendo melhor que ele, e se arrepende de seus feitos resolve voltar a casa do pai, não se achando digno de ser chamado filho! Queria voltar e ser um funcionário do pai, ele volta e ao se deparar com o pai ele confessa seus pecados, e quer retribuir de alguma forma nesse caso trabalhando para o pai, o pai não aceita a proposta o recebe como filho e da uma festa, esse dialogo em outras palavras seria o seguinte (o filho chega ao pai e diz:_ pai! Pequei, estou em debito com o senhor. O pai lhe responde:_ filho! não somo débitos nem créditos, minha forma de trabalhar é a graça!), porem o filho mais velho ao chegar a casa e vê a festa ao filho mais novo, fica incomodado não gosta do que vê, e logo cobra o pai, lembrando-o que tem guardado a sua Lei e tem feito o que o pai pede, e reclama que para ele nunca teve festa, o pai responde, porque esta reclamando tudo que tenho é seu, e você sempre esteve aqui comigo. Em outras palavras esse dialogo ficaria assim: (filho mai velho_ pai tenho feito tudo que o senhor tem me pedido tenho créditos com o senhor! Pai_ filho não somo débitos ou créditos minha forma de trabalho é a graça.)

A GRAÇA É UMA VERDADE INCONVENIENTE, AO QUE QUER TER CRÉDITOS COM DEUS, ELA NOS MOSTRA QUE O QUE DEUS FAZ POR NOS NÃO É POR QUEM SOMOS, E SIM POR QUEM DEUS É.

Segunda Verdade – AMOR, quando falo de amor não digo o de origem grega, o amor totalmente voltado a sentimento, não digo o amor falado, mas o amor que é inconveniente não um amor fácil DE citar, o amor de (João3: 16) é lindo! Muito citado e conveniente, é bom saber o quando Deus amou o mundo e ama, mas e o amor de (1joão3: 16)? O amor que requer da minha parte a não da dos outros, essa verdade já não é muito conveniente e é dessa verdade desse amor que estou dizendo, o que vai alem do sentimento, o amor no sentido Judeu e é justamente ali onde tudo acontece, (um amor pratico, de Deus para com o homem, um amor que o levou a cruz), não viver como quem diz que ama, mas amando de verdade, esse amor é a lei áurea, tanto do velho quanto do novo testamento (Dt11: 13 e Mc12: 33), o amor é uma verdade inconveniente, porque todos dizem amar, mas poucos são os que amam, Jesus disse que o que ama não é o que fala que ama, e sim o que age como quem ama ( João14: 21), falar dessa verdade e ir de encontro com o fofoqueiro, é bater de frente com o mentiroso e desafiar o pregador, Paulo cita o amor como o maior de todos os dons,  amor é uma verdade inconveniente porque falar de amor e falar da nossa atitude  para com o próximo, quero ter a fama de quem ama, mas agir como quem ama é um pouco complicado, falar de amor e ver o quanto não estamos amando, o amor nos coloca em ultimo, nos põem a serviço de... Amar muitas vezes é ir contra nosso sentimento, amor é responsabilidade, amor é obediência, amor é cumprir a lei (Romanos13: 10)

AMOR É A VERDADE INCONVENIENTE, A TODO SER QUE NÃO ESTA DISPOSTO A AGIR EM FAVOR DE ALGUEM.

Terceira verdade – COMUNHÃO, essa é uma verdade que incomoda, pois comunhão esta relacionado a responsabilidade com alguém, e eu prefiro ficar na minha, fazer minhas orações, ir a igreja e sair sem ser notado, sendo assim não tem cobrança, ao me isolar das pessoas, me isolo também dos compromissos e responsabilidades, o contrario de comunhão é isolamento, me isolando não preciso dar satisfação e isso me é conveniente, sustento a idéia de que sou auto-suficiente, hoje isso tem dado até dinheiro, com essa auto-ajuda, que não vem do alto! Olha alguns títulos de livros de escritores como Augusto Cury muito lido no meio evangélico:

Ø  Dez Leis para Ser Feliz -> afinal de contas o importante é ser feliz!

Ø  Seja lider de si mesmo -> imagina esse tipo de pessoa, em um grupo! Ele ouve o Pastor ou é o seu próprio pastor?

Ø  Treinando emoção para ser feliz -> se Elias tivesse lido esse livro não iria para caverna


Vou comparar frase de auto-ajuda com de ajuda do alto e veremos que a ajuda do alto é uma verdade inconveniente

Augusto cury: _ Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la  

Jesus Cristo:_ Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará

Paulo:_ Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho

  Outra coisa boa em se isolar é que não preciso compartilhar, a comunhão é inconveniente, mas é uma verdade que, quem deseja ser adorador tem que viver, não existe Expressão de adoração sem comunhão, não existe corpo de Cristo sem comunhão, os Anjos adoram a Deus em comunhão, em Isaias6: 3 diz que os Anjos clamavam uns aos outros que santo é o Senhor, não existe adorador individual, um corpo é formado de varias partes unidas e não existe adorador fora do corpo de Cristo.
 
COMUNHÃO É VERDADE INCONVENIENTE, AQUELE QUE NÃO QUER COMPROMISSO, NÃO ESTA DISPOSTO A COMPARTILHAR E NEGAR A SI MESMO.

NÃO EXISTE PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO SEM GRAÇA, AMOR E COMUNHÃO!





André Felipe C de Araujo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário